Porque se estão a vender cada vez mais embarcações solares…

É uma tendência que tem vindo a acentuar-se, nomeadamente no último verão. Os amantes da náutica estão a começar a optar por embarcações solares em detrimento dos barcos tradicionais a gasóleo. Isto deve-se, em parte, a uma maior consciência da situação atual do nosso planeta e de que todos temos de fazer alguma coisa para preservar o meio-ambiente.

Optar por embarcações solares apresenta um vasto rol de vantagens, não só para o ambiente, como também para os navegadores particulares ou até para os operadores turísticos. Mas, o principal é optar-se por uma solução não poluente e que protege o ecossistema onde vivemos.

Porquê esta tendência para as embarcações solares?

As razões são variadas, mas a vertente ecológica destas embarcações solares, aliada à economia que possibilita – uma vez que a energia solar é gratuita – estão no topo das mais fortes para quem opta por comprar embarcações solares.

Os operadores turísticos são dos clientes mais fiéis das embarcações solares, sobretudo porque permitem uma economia de combustível bastante significativa ao final do mês. Além disso, permite-lhes potenciar outras opções, como passeios turísticos de natureza, passeios familiares tranquilos ou até a pesca.

Mais barato, mais ecológico e mais apelativo

Por outro lado, os turistas, principalmente os estrangeiros, têm grandes preocupações ambientais, pelo que acolhem, de bom grande, a opção por embarcações solares, o que é uma grande vantagem para qualquer operador turístico.

Se, à ecologia e preservação do meio-ambiente, for possível juntar uma grande economia em termos de custos com combustível, e ainda abrir um novo leque de possibilidades, como passeios de natureza, pesca ou tours familiares, então a opção por embarcações solares não será difícil. Difícil, será sim continuar a operar com barcos tradicionais, sabendo que existe uma opção muito mais vantajosa em todos os aspetos: as embarcações solares.