Embarcações Electro-Solares: a energia solar ao serviço da náutica sustentável. ALG-02-0853-FEDER-033107



Código de Projeto: ALG-02-0853-FEDER-033107

Designação do Projeto: Embarcações Electro-Solares: a energia solar ao serviço da náutica sustentável.

Objetivo Principal: Conceber, desenvolver e produzir embarcações que utilizem exclusivamente energia solar e propulsão elétrica, anulando o consumo de combustíveis fósseis e aumentando a sustentabilidade ambiental é o objetivo do projeto, o que implicará dotar o setor naval, tido como tradicional, com alta tecnologia.

Entidade Beneficiária: Sun Concept, Lda

Data de aprovação: 11 de janeiro de 2018

Data de início: 1 de dezembro de 2017

Data de conclusão: 30 de novembro de 2019

Objetivos, atividades e resultados esperados:

Após o lançamento do Sunsailer7.0, embarcação electro solar que reuniu grande interesse global, este novo projeto vem responder à procura detetada nos mercados, que o Sunsailer7.0 não consegue responder. O desenvolvimento dos novos modelos, SunFlash e Catamaran12, com várias inovações tecnológicas, serão fatores de competitividade para que a Sun Concept seja uma referência na náutica sustentável.

Por outro lado, para alcançar esta liderança a mudança do processo global de produção em série irá também contribuir de forma decisiva, para que, mantendo a qualidade e excelência das embarcações, todo o processo seja mais eficiente, recorrendo-se a sistemas de elevada tecnologia, para assim ser possível aumentar a capacidade de produção da Sun Concept.

Em resultado espera-se apresentar ao mercado duas novas embarcações electro-solares com características totalmente distintas tanto ao nível do produto quer do processo construtivo.

Custo Total Elegível: 489 127,58€

Financiamento Portugal 2020 (FEDER): 293 476,55€