Desde 2015 para a Sun Concept investe é imperioso que os operadores marítimo turísticos tornem a sua atividade amiga do ecossistema, sustentável economicamente e respondam às exigências cada vez mais notórias dos turistas pela pegada de carbono neutra.
Contudo, parece que a mobilidade náutica sustentável está esquecida por parte das entidades. Isso nota-se pelo conteúdo dos programas de apoio à descarbonização, pela sua demora de implementação, pela legislação e pelo desenquadramento com a realidade com que muitas vezes são proporcionados os apoios e benefícios ao mercado. Entretanto, vão as águas portuguesas sendo utilizadas em contraciclo com o processo de descarbonização e transformação das operações náuticas.
Felizmente, existem bons exemplos de como pode e deve esta problemática ser enfrentada e, acima de tudo , superada.
Partilhamos convosco duas reportagens de duas estações televisivas mostram como uma atividade turística em zona protegida e uma cultural, protegem o meio ambiente na realização da sua atividade. Um bom exemplo para os outros operadores e, certamente, fator de esclarecimento para o turismo de Portugal, para as edilidades e entidades reguladoras.
Basta clicar nos links abaixo.