Portugal através do desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território tem um objetivo claro, ser um dos destinos mais competitivo, seguros e sustentáveis do mundo.
Com efeito, para o plano “Reativar Turismo. Construir Futuro”, alinhado com o Plano Turismo + Sustentável 20-23, propõe a reeducação, o desenvolvimento de uma economia circular, a neutralidade carbónica, a eficiência hídrica e a redução do plástico pelos operadores do sector.
Portugal tem de reforçar o seu posicionamento e competitividade enquanto destino turístico sustentável e seguro, acomodando também as exigências de novas diretrizes e orientações nacionais e comunitárias, para o curto e médio prazo, no âmbito da economia circular e da sustentabilidade ambiental.
Decorrente do plano de retoma “Reativar Turismo. Construir Futuro” e alinhado com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 (ET27), o Plano Turismo + Sustentável 20-23, tem quatro eixos estratégicos:
– Estruturar uma oferta cada vez mais sustentável;
– Qualificar os agentes do setor;
– Promover Portugal como um destino sustentável;
– Monitorizar o desempenho do setor para a sustentabilidade;
Por forma a atingir até 2023:
– 75% de empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, hídrica e gestão de resíduos; – 75% dos empreendimentos turísticos não utilizem Plásticos de Uso Único; – 25.000 aderentes ao Selo Clean & Safe e 30.000 profissionais formados; e 50.000 profissionais com formação nas áreas da sustentabilidade.
– 75% de empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, hídrica e gestão de resíduos;
– 75% dos empreendimentos turísticos não utilizem Plásticos de Uso Único;
– 25.000 aderentes ao Selo Clean & Safe e 30.000 profissionais formados; e 50.000 profissionais com formação nas áreas da sustentabilidade.
Para alcançar melhores resultados, o Turismo nacional tem de garantir a satisfação dos turistas, cada vez mais exigentes com a dinâmica e diferenciação da oferta, com qualidade do serviço e com a preservação do ecossistema.
É crucial investir na melhoria continua das competências dos profissionais, na consistência e diferenciação dos serviços prestados e, acima de tudo, na resposta do setor à urgência dos desafios da sustentabilidade, definidos à escala mundial, europeia e nacional.
O futuro da atividade turística nacional depende de fazer mais, melhor e com mais segurança económica, social e ambiental com o compromisso da construção de um mundo melhor para todos.
Os operadores marítimos turísticos são protagonistas da atratividade da nossa oferta truística. Em águas costeiras ou interiores dos rios e barragens, a oferta portuguesa tem de ser económica e ambientalmente sustentável. Cada operador marítimo turístico tem de fazer mais, melhor e com mais segurança económica, social e ambiental. O futuro da sua atividade em particular e da atividade turística nacional, como um todo, depende do compromisso com a construção de um mundo melhor para todos.
O Plano Turismo + Sustentável 20-23 visa contribuir para a resposta do setor à urgência dos desafios da sustentabilidade definidos à escala mundial, europeia e nacional, alinhados com os objetivos da ET27 e da política de retoma do setor pós COVID-19.
Prepare o futuro com o Plano Turismo + Sustentável 20-23 e adira aos programas de apoio que vão estar disponíveis para o investimento em embarcações amigas do ambiente. No momento de investir numa nova embarcação prefira o Sol como fonte de energia!
Conheça o Plano Turismo + Sustentável 20-23, clique aqui
Worship the sun - and enjoy free energy!