Muito se fala do futuro dos transportes, da eliminação dos combustíveis fósseis e do combate às alterações climáticas, como forma de preservar o planeta que, como todos sabemos, é só um e tem recursos limitados. Mas, o que tem isto a ver com embarcações electro solares? Já lá vamos.
Antes de mais, importa tentar não começar a construir a casa pelo telhado. Quer isto dizer que é importante dar o exemplo. A mudança deve começar, por isso, pelos transportes públicos, que são de todos e para todos.
O que tem a ver o serviço de transporte público com embarcações electro solares?
A resposta é curta e simples: tem tudo!
Para se pretender a disseminação dos transportes privados particulares com energias limpas será necessário que os transportes públicos recorram, eles próprios, a este tipo de combustíveis renováveis e que não poluem o planeta. Só depois se poderá dizer: faz como eu faço! E é justo que assim seja. E isso aplica-se, na perfeição também aos transportes marítimos, em particular os fluviais que servem populações numerosas e que têm utilização (e gastos) intensivos.
E se os barcos de transporte público passassem a funcionar a eletricidade e energia solar?
A ideia tem uma lógica subsequente: quando os transportes públicos forem alimentados por energias limpas e combustíveis renováveis, sejam autocarros, comboios ou barcos, o exemplo será rapidamente seguido por particulares e empresas.
Mais do que um mero desabafo, este é um caminho necessário, urgente e que devia estar já a ser trilhado. Urge planear, definir, traçar metas e, sobretudo, implementar. Importa trocar barcos de transporte público poluentes e dispendiosos por embarcações electro solares alternativas, mais baratas, limpas e sem encargos para as gerações vindouras. E é aí que reside o futuro. Porque não há outra alternativa!
- Terá alguma lógica, atualmente, substituir embarcações antigas e obsoletas por outras que o serão a curto prazo?
- Sabia que em Portugal existe a capacidade de se desenvolverem embarcações electro solares?
- Que existe a tecnologia necessária e os estaleiros adequados e suficientes para o fabrico deste tipo de embarcações?
- Que empresas nacionais fabricam e exportam carregadores de alta potência para todo o mundo?
- Que existe produção elétrica limpa e capacidade para a colocar nos locais necessários para que se possa operar com este tipo de embarcações?
Talvez seja altura de se iniciar este processo e, existindo visão de futuro, se promova a substituição gradual dos transportes públicos. Podemos começar no Tejo e no Douro, servindo bem os portugueses e mostrando ao mundo mais uma vez do que somos capazes.