História

historia, estaleiro
Sun Concept: trabalho de equipa para um mundo sustentável

Em 2015 um conjunto de investidores com preocupações ambientais e de sustentabilidade, permitiram reunir as condições financeiras e materiais para o arranque da Sun Concept, que assim nasce da aposta na ergonomia do design industrial de cascos e da crescente orientação ecológica dos mercados, em combinação com uma larga experiência na área de projeto e construção naval.

A Sun Concept vocaciona-se como uma empresa de construção naval especializada no desenvolvimento e fabricação de embarcações electro solares, de conceito absolutamente inovador, sob todas as perspetivas, apresentando uma eficiência técnica e ambiental superior, não existindo à data mais nenhum construtor naval, numa escala mundial, que tenha apresentado produtos semelhantes, especialmente se atendido o fator de relação preço/qualidade.

A Sun Concept está focalizada no fabrico de embarcações de recreio e profissionais com propulsão electro solar, destinadas a segmentos de mercado com necessidades específicas, designadamente o mercado de recreio mas também o mercado comercial e profissional (turismo e pesca).

A Sun Concept tem como visão promover a utilização de energias renováveis no sector da Náutica, criando soluções tecnológicas integradas, com o intuito de desenvolver embarcações não poluentes, energeticamente eficientes e independentes, acreditando-se que o respeito pelos limites ecológicos do ecossistema terrestre é condição base, não negociável, para o desenvolvimento sócio económico.

O Sunsailer 7.0 foi o primeiro projeto: uma linha de embarcações electro solares de 7m, planeada para ser custo-eficiente, adaptável a vários tipos de uso, desde o lazer à utilização profissional para atividades turísticas, serviços de transportes e de apoio às comunidades locais e de apoio à pesca e aquacultura, sendo uma linha de modelos desenhados para navegar em águas interiores como rias, estuários, rios e albufeiras, quer em lazer ou trabalho. Em 2018 inovamos no método de fabrico e no conceito.

O novo modelo Sun Concept CAT 12.0 é um catamaran com 12 metros e capacidade até 42 pessoas, que pode atingir 14,5 nós e capacidade de navegação offshore. Derrubamos novamente barreiras no que diz respeito à velocidade, lotação e área de navegação, mantendo as características que nos diferenciam, nomeadamente a grande autonomia, o silencio, o conforto, a poupança económica e a sustentabilidade.

Também este modelo foi planeado e pensado para cumprir com diversos lay out interiores, podendo ter um convés lounge ideal para operadores turísticos, convés para carreiras, convés aberto para trabalhos de apoio a aquacultura e/ou pescas, ou mesmo um convés de day cruise associado a duas suites, ideal para passeios familiares.